quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Candidatura de Simões Pereira satisfeita com resultados das conferências sectoriais (PAIGC elegeu 25 lugares)

Bissau – No final das conferências sectoriais que decorreram na passada semana em várias regiões da Guiné-Bissau, o colectivo que apoia a candidatura de Domingos Simões Pereira à liderança do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), considerou positivos os resultados obtidos no interior do país e na capital.

Em nota de imprensa relativa à reunião da Coordenação-geral da candidatura de Domingos Simões Pereira, que teve lugar a 15 de Outubro em Bissau, o grupo indicou que dos 44 candidatos apoiados pelo colectivo de Simões Pereira para a Presidência da Comissão Política ao nível dos sectores, 25 lugares (57%) foram eleitos.


Devido ao isolamento da região de Bolama Bijagós, o comunicado informou também que Amaro Joaquim Gomes Mustasse foi eleito Presidente da Comissão Política desse sector.


«Isto é uma demonstração clara da tendência da nossa vitória nas conferências regionais e nas outras regiões», disse o colectivo.
Entretanto, o grupo que apoia a candidatura de Braima Camará disse, em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, 14 de Outubro, que das 44 conferências sectoriais realizadas pelo PAIGC, 32 localidades foram vencidas pela Liderança Democrática e Inclusiva de Braima Camará.


Óscar Barbosa, coordenador do projecto para a área de comunicação e marketing, disse estar satisfeito com resultado do trabalho um ano depois, apesar de ter lamentado que as conferências não tenham decorrido noutros sectores devido a impugnação.


Ao nível do sector autónimo de Bissau, Domingos Simões Pereira teve o resultado de dois Presidentes de Comissões Políticas Sectoriais, contra quatro de Braima Camará. Na região de Quinara teve dois resultados, bem como Braima Camará, que conquistou também duas lideranças.


Na região de Tombali Domingos Simões Pereira teve dois Presidentes contra três de Braima Camará. Na região de Bolama Bijagós foram quatro eleitos para Simões Pereira e nenhum para Braima Camará e na região de Cacheu Simões Pereira venceu três lideranças contra três de Camará.


Na região leste do país, Gabú, Domingos Simões Pereira obteve apenas um Presidente da Comissão Política contra quatro para Braima Camará, enquanto na região de Oio Simões Pereira conquistou cinco Presidentes e Braima Camará nenhum. Em Bafatá, Simões Pereira tem agora quatro lideranças contra duas de Braima Camará.


Através destes dados o colectivo avançou uma soma de 25 Presidentes de Comissões Políticas Sectoriais a favor de Domingos Simões Pereira, no âmbito do VIII Congresso Ordinário do PAIGC, que se realiza nos primeiros dias de Novembro, em Cacheu.


Os dados da região de Biombo, norte do país, não foram avançados por impugnação dos resultados das conferências de base realizadas na zona.

Sem comentários:

Enviar um comentário