quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Missão Solidária à Guiné-Bissau: contribuir para a mudança!

Viajar por um mundo melhor, contribuindo para a mudança das difíceis condições de vida do povo da Guiné-Bissau é o mote da “Missão Solidária DDC Guiné-Bissau”, uma iniciativa de ajuda humanitária do Dakar Desert Challenge, expedição intercontinental que se realiza em Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Guiné-Bissau, Gâmbia e Senegal de 26 de dezembro de 2013 a 9 de janeiro de 2014, com inicio em Coruche e final em Dakar.

A Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo, com grande parte da sua população a viver abaixo do limiar da pobreza, pobreza esta fomentada pela instabilidade económica e política prolongada no país. Por exemplo na população mais jovem, o último relatório da UNICEF sobre mortalidade infantil, datado de 2013, revela que 129 em cada mil crianças da Guiné-Bissau não chega aos cinco anos de idade, sendo as doenças diarreicas uma das principais causas de morte. Ninguém pode ficar imóvel perante esta dura realidade!

A missão solidária tem o objetivo de recolher doações, de qualquer entidade coletiva ou individual, de material escolar básico, material de alfabetização para adultos, medicamentos, consumíveis hospitalares e pequenos equipamentos de apoio hospitalar.

O material recolhido será sobretudo destinado à ONG guineense AD – Acção para o Desenvolvimento (www.adbissau.org), que desenvolve projetos educativos e de saúde nas regiões de Cacheu, Tombali e no bairro de Quelélé em Bissau. Outras ONG’s a actuar no território, como a Silo Gambasse (www.silogb.com), também serão apoiadas.

O transporte do material doado é garantido pela organização e participantes do Dakar Desert Challenge nas suas viaturas, sendo a entrega realizada de forma faseada ao longo da travessia da Guiné-Bissau.

Lista de materiais doados prioritários:

Material Escolar

- Bolsas de transporte de material escolar;
- Cadernos de linhas;
- Réguas;
- Esquadros;
- Lápis;
- Afiadeiras;
- Borrachas;
- Canetas tipo “BIC” (azul, preto, verde e vermelho);
- Ardósias pequenas;
- Giz branco;
- Livros de literatura, jogos didáticos e materiais didáticos para utilização comunitária.

Medicamentos

- Paludismo;
- Cólera;
- Filariose;
- Malária;
- Turbeculose;
- Lepra;
- Parasitoses digestivas e sanguíneas;
- SIDA;
- Anti-inflamatórios;
- Analgésicos;
- Antipiréticos.

Equipamento de uso hospitalar

- Kits de consumíveis hospitalares básicos (gazes, ligaduras, algodão, compressas, seringas, luvas, máscaras de oxigénio, etc.);
- Estetoscópios simples;
- Batas simples brancas;
- Kits de material cirúrgico básico;
- Medidores de glucose e tiras;
- Medidores de tensão arterial.

Mais informações sobre a Missão Solidária DDC Guiné-Bissau em www.go.dakardesertchallenge.com/pt_missao.html.

Apoie esta missão e lute contra a indiferença!

Sem comentários:

Enviar um comentário