sábado, 26 de outubro de 2013

Oitavo congresso do PAIGC, maior partido da Guiné-Bissau, novamente adiado

Bissau - O 8º congresso ordinário do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), maior partido da Guiné-Bissau, que devia começar nesta sexta-feira, foi adiado para Novembro, segundo fontes do partido.

Segundo as mesmas fontes, "atrasos determinados por atos prévios" fazem com que não seja possível realizar o congresso de 25 a 27 de Outubro, como estava marcado. 

 
Neste momento decorre a seleção, a nível das bases do partido, dos delegados ao congresso e nos próximos dias serão escolhidos os delegados a nível regional.


Depois o partido irá reunir o seu Comité Central (órgão máximo entre congressos) para validar a lista de delegados e marcar uma nova data para o congresso, que já foi marcado e desmarcado por seis vezes. 


Fontes do partido, citadas pela agência Lusa, consideram ser pouco provável a realização do encontro entre 07 a 10 de Novembro, como inicialmente projetado na última reunião do Comité Central, em Setembro.  


Segundo indicaram à Lusa, o partido tem também "dificuldades" em angariar dinheiro para a realização do congresso, estando em curso diligências junto de "partidos amigos" para conseguir os cerca de 380 mil euros orçamentados para a reunião. 


Mesmo perante os atrasos e dificuldades financeiras, dentro do partido mais votado nas últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, acredita-se que o congresso terá lugar antes do final do ano e na cidade de Cacheu, norte do país, concluíram as mesmas fontes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário