quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Pedido para que apoiem esta Petição. Assinem e divulguem. O vosso apoio é muito importante.

Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Para: Cidadãos eleitores (Em Portugal)

Atualmente, para se constituírem como alternativa aos Partidos Políticos, os Grupos de Cidadãos Eleitores (também conhecidos por “Independentes”) têm que reunir - nos grandes concelhos - mais de 4000 assinaturas, ou valores proporcionalmente elevados nas restantes autarquias (Freguesias e cidades médias ou pequenas). 

Simultaneamente, para que um grupo de cidadãos possa convocar - por Iniciativa Popular - um Referendo Local (de âmbito municipal) são necessárias mais de 5000 assinaturas (!). 

Estes números não foram nunca atualizados em função da redução demográfica das últimas décadas, nem com a partida para emigração de mais de 700 mil portugueses nos últimos dez anos. Mesmo antes, estavam já muito acima dos limites existentes noutros países europeus e a sua manutenção em patamares tão elevados dissuade muitas intervenções de Cidadania Ativa que poderiam redinamizar a nossa Democracia e até fazer sair do torpor os atuais partidos instalados na Situação. 

Os subscritores desta Petição vêm assim apelar a que os Partidos Políticos com assento parlamentar realizem as devidas alterações legislativas conducentes a: 
1. Reduzir o número de assinaturas para 1% do número de eleitores (com o máximo de 2 mil); 
2. Reduzir o número de peticionários necessário para levar uma Câmara Municipal a convocar um Referendo Local na mesma proporção do ponto anterior.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário