terça-feira, 29 de outubro de 2013

Serifo Nhamadjo anuncia nova data das eleições esta quinta-feira, com apoio financeiro garantido pela comunidade internacional

Bissau - O Presidente de transição, Manuel Serifo Nhamadjo, vai anunciar, a 31 de Outubro, a nova data para as eleições Gerais na Guiné-Bissau, podendo ainda manter-se a data inicial de 24 de Novembro.

Em declarações à imprensa depois do seu regresso da 17.ª Cimeira da União Económica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA), que teve lugar a 25 de Outubro em Dakar, no Senegal, Serifo Nhamadjo garantiu ter obtido fundos para que o prazo estipulado por lei seja cumprido.


Na reunião de Dakar não foi estabelecida uma nova data para as eleições Gerais na Guiné-Bissau. Contudo, o Presidente de transição disse já estar resolvido o problema dos fundos necessários para o processo, garantido em parte pela organização regional.


Sobre o mesmo assunto, o Primeiro-ministro cabo-verdiano disse, este sábado, 26 de Outubro, que a cimeira extraordinária da CEDEAO manteve o dia 24 de Novembro para as eleições Gerais na Guiné-Bissau.


Em declarações à agência Inforpress em Dakar, José Maria Neves indicou também que os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) exortaram as autoridades de transição guineenses, no poder desde o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, a empenharam-se nos preparativos para o processo eleitoral.


Segundo José Maria Neves, apesar das dúvidas quanto à existência de condições para a realização das eleições, já que o processo de recenseamento eleitoral ainda não teve início a menos de um mês do escrutínio, a CEDEAO continuou a pressionar a realização das eleições para o mais brevemente quanto possível.


José Maria Neves lembrou a disponibilidade de Cabo Verde para apoiar tecnicamente o ato eleitoral, mas assegurou que a questão vai ser acompanhada de perto pela CEDEAO e que os recursos financeiros estão a ser mobilizados.


José Maria Neves indicou que, durante a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, teve oportunidade de falar com o Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, a quem manifestou disponibilidade para apoiar o processo eleitoral, mas apenas do ponto de vista técnico.


A CEDEAO já conseguiu mobilizar, para a realização das eleições na Guiné-Bissau, cerca de 16 milhões de dólares (perto de 11,7 milhões de euros), que se juntam aos dois milhões de dólares (1,47 milhões de euros) disponibilizados pela Nigéria para o apoio logístico.

Sem comentários:

Enviar um comentário