domingo, 17 de novembro de 2013

Governo de transição anuncia donativo da China no valor de 17 milhões de euros

Bissau, 15/11 - A Guiné-Bissau deverá receber um donativo da China no valor de 17 milhões de euros USD 22.887.400.00, no âmbito de um acordo de cooperação económica e técnica assinado entre os dois países, anunciou nesta sexta-feira o Governo de transição guineense.

 

O entendimento entre os dois países foi assinado durante o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que decorreu em Macau entre 04 e 06 de Novembro.

Fonte governamental disse hoje à Lusa que decorre um trabalho de identificação das áreas em que o dinheiro vai ser aplicado e só depois deverão ser definidas datas para o desbloqueio das verbas, não tendo sido revelados mais detalhes sobre o assunto.

O Governo de transição guineense anunciou ainda um acordo de princípio com a empresa estatal chinesa Norinco para a construção da barragem hidroeclétrica de Saltinho, no interior da Guiné-Bissau, mas escusou-se também a revelar detalhes.

A construção de barragens para produção de eletricidade na Guiné-Bissau já tinha sido apontada como uma das medidas para as quais o país queria atrair apoio financeiro da China através do Fórum Macau.

A participação no Fórum Macau é considerada pelo Governo de transição como "uma das maiores e mais profícuas participações" em que esteve envolvido, refere o executivo, num comunicado do Conselho de Ministros divulgado na quarta-feira.

Durante o encontro com a s autoridades de Bissau, o país asiático terá ainda reafirmado a disponibilidade para dar apoio alimentar de emergência à Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário