segunda-feira, 11 de novembro de 2013

OPINIÃO : Eleições Gucci ou Eleições Caviar :That’s the question

De acordo com a agência de notícias de Portugal, Lusa, o Dr. Ramos Horta, “ironizou” quando afirmou recentemente que a Guiné-Bissau vai ter umas “eleições Gucci”.

Por: Azibo Berta

Guiné-Bissau - Eleições Gucci ou Eleições Caviar :That’s the question

Na Lusa não sabem o que é uma “Ironia”. E no entanto em Portugal, as crianças portuguesas aprendem essa figura de estilo na 3ª ou 4ª classe. Não se trata de uma Ironia, mas de uma piada. Uma piada de mau gosto. Como é uma piada de muito mau gosto deitar fora 20 milhões USD para realizar “eleições” num país onde :

a maioria das pessoas sobrevivem com menos de 2 USD por dia
onde não há água nem luz

onde as pessoas têm 6 meses, 1 ano, 2 anos de salários em atraso. Este ano, o ano lectivo ainda não começou na Guiné. Os professores do ensino público têm salários em atraso

onde a mortalidade infantil é das mais altas do mundo

onde um bando armado liderado por traficantes de droga e criminosos amedronta o povo e mata as pessoas à catanada

onde o bando armado de traficantes de droga e criminosos não vai deixar concorrer às próximas eleições Gucci aquele que iria sem dúvida ganhá-las, o Sr. Carlos Gomes Jr, exilado em Portugal e impedido de regressar à sua terra. Não acreditamos que Sr. Carlos Gomes Jr, incompetente como todos os outros candidatos às eleições, seja a solução para a Guiné.

onde o resultado de todas as eleições anteriores não foi respeitado.

Infelizmente parece que é preciso ter uma inteligência superior como a de Einstein para compreender que a Guiné-Bissau não tem neste momento condições objectivas para realizar as próximas eleições. Como não tinha condições objectivas para realizar as eleições anteriores. E por essa razão, as várias eleições realizadas no passado recente falharam e as próximas também falharão.

As condições objectivas para que se possam realizar eleições “livres, justas e transparentes” são:

Existência de um Estado de Direito (tribunais e juízes independentes, conhecimento e respeito das Leis do País...). A Guiné-Bissau não tem um Estado, muito menos um Estado de direito

uma imprensa livre

existência de uma classe média

candidatos que aceitem as regras do jogo

respeito dos adversários...e dos resultados !!!

militares que respeitam a vontade do Povo !!!

dinheiro para organizar as suas próprias eleições e não pedir esmola à “comunidade internacional” para realizar eleições.

Parece que, para compreender que NENHUMA dessas condições objectivas existe na Guiné, é preciso ser um génio como Einstein, Newton, ou Pascal. Infelizmente para a Guiné não temos esses génios.

Apenas temos “génios” em estupidez, ganância, barbárie e especialistas internacionais em marcas de luxo.

Vamos sem dúvida ter eleições Gucci em 2014 na Guiné. Pela nossa parte, estamos convencidos que a Guiné-Bissau só será um país como a Suíça ou a Itália depois de realizarmos “eleições caviar” e “eleições Rolex”.

Claro, essas eleições serão realizadas apenas depois das eleições Gucci falharem.

Que venham então “eleições caviar”, pelo menos o povo guineense terá o estômago cheio.

Quê? Caviar não enche estômago ?

Não faz mal, “Gucci” também não.

O Dr. Ramos Horta, começa agora a compreender pouco a pouco que a única solução para a Guiné é a Tutela. Agora já fala de “meia-tutela” para depois de eleições Gucci. Einstein poderia perguntar-lhe: Então para quê gastar 20 milhões USD para depois colocar o país sob “meia-tutela” de FMI, Banco Mundial, CEDEAO, CPLP, União Africana, empresas privadas, gato branco, gato preto ? Outra solução existe: Pegar em todos aqueles candidatos que querem um trabalho (é isso que todos os candidatos às eleições Gucci na Guiné estão a procura) e selecionar o futuro “Presidente da República” da Guiné e o futuro “Primeiro-Ministro” da Guiné através de sorteio. Esse processo é mais rápido, mais racional, e permitiria poupar 20 milhões USD que poderiam ser utilizados para salvar vidas. Não é uma solução tão espetacular como fazer eleições Gucci, mas o povo guineense agradeceria. Exigimos então ao Dr. Ramos Horta que respeite o povo guineense e, que faça como dizem na terra de Gucci “Basta!”. Em crioulo : “fitcha boca”. Organize a sua eleição Gucci, mas não considere o Povo Guineense como sendo constituído apenas por um bando de idiotas e analfabetos. Não confunda o bando armado que anda a matar pessoas à catanada e a “classe política” guineense com o Povo Guineense. Para a malta de “Lusa”: Eis um artigo irónico. Perceberam onde está a Ironia ?

aziboberta.blogspot.com

Nota: As opiniões expressas neste artigo são da minha inteira responsabilidade e não refletem necessariamente a opinião dos outros membros do Movimento que são evidentemente livres de terem opiniões diferentes. O Único documento do Movimento em que todos os membros têm de estar, todos, de acordo é a Petição que o Movimento lançou http://chn.ge/14EfFe7.

Fonte Jornal A Semana de Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário