segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Presidente da Nigéria pede à comunidade internacional o levantamento das sanções contra a Guiné-Bissau

Goodluck Jonathan de visita a Bissau (foto AP)Bissau - Em visita de trabalho de algumas horas à Guiné-Bissau, o Presidente da República Federativa da Nigéria, Gooluck Jonathan, apelou à comunidade internacional, esta sexta-feira, 8 de Novembro, pelo fim das sanções impostas ao país.

Falando perante os deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP), o Chefe do Estado nigeriano disse que o castigo aplicado à Guiné-Bissau está a afectar o país e a aumentar ainda mais as dificuldades com que a população se depara.


«Peço à comunidade internacional, Nações Unidas, União Europeia, e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que apoiem as autoridades da Guiné-Bissau», apelou Gooluck Jonathan.


O Presidente da Nigéria disse que esta suspensão de sanções ajudaria a minimizar os sofrimentos dos guineenses, uma vez que não ajudam a reconciliação entre os cidadãos.


O Chefe de Estado lembrou ainda que o seu país sempre esteve ao lado da Guiné-Bissau, apelando aos guineenses no sentido de trabalharem para salvar o país da situação difícil em que se encontra.


Aos militares, pediu o respeito pelos direitos humanos, a defesa da integridade territorial, dado que os esforços dos militares neste sentido não devem ser em vão.


«O mais importante e indispensável é ver os militares envolvidos nas atividades de luta pela promoção e defesa da ordem constitucional», disse o Presidente Gooluck Jonathan.


Como era de se esperar, o Chefe de Estado nigeriano falou acerca do caso ocorrido a 8 de Outubro, que culminou com a morte do cidadão nigeriano, e fez um apelo para que os autores do crime sejam levados à justiça, mas salientou que este caso não irá colocar em causa as relações de amizade entre os dois países.


Relativamente ao processo eleitoral, o responsável máximo da Nigéria anunciou que o seu país vai apoiar estas eleições, para que a Guiné-Bissau possa retornar à normalidade constitucional.


Gooluck Jonathan disse também que o objectivo da sua visita à Guiné-Bissau visava identificar as aspirações do país, de forma a transformá-lo num Estado democrático estável e numa sociedade que possa garantir a paz e a boa governação, para o desenvolvimento sustentável.


P.S.

Nota do editor do Blogue Novas da Guiné-Bissau

Será que o Senhor Gooluck Jonathan, quando apoiou o golpe de estado, não sabia que tinha  de colocar  as verbas suficientes e necessárias  para pagar a asneira que estava a fazer, e agora tem a lata de vir pedir a comunidade Internacional que pague?, ó meu caro senhor Jonathan, quem as faz que as pague. 

Sem comentários:

Enviar um comentário