segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A União Europeia mobiliza mais de 10 milhões de euros para a segurança alimentar na Guiné-Bissau.

imageA União Europeia irá aprovar um programa de ajuda a Guiné-Bissau destinado a luta contra a insegurança alimentar e a apoiar o desenvolvimento socioeconómico a nível nacional.

O projeto "Ações Integradas em Nutrição e Desenvolvimento Agrícola" (UE –AINDA) combina ações de emergência e estratégias de desenvolvimento sustentável.

Ele assegurará durante 36 meses numa primeira fase o fornecimento em alimentos às pessoas mais necessitadas como crianças,mulheres grávidas e doentes de tuberculose a nível dos centros de saúde nas tabancas, dos centros de recuperação e das escolas. O fornecimento dos alimentos será acompanhado de um programa educativo nutricional para melhorar os hábitos de higiene e alimentares.


Numa segunda fase, o projeto prevê a promoção e apoio a fileira do caju de maneira a incrementar o rendimento financeiro para a população, o aumento e a diversificação da produção de alimentos e a criação de pequenos animais para promover um desenvolvimento socioeconómico sustentável.


E por fim, prevê-se a criação de um sistema de informação e de alerta precoce para melhor antecipar e responder às situações de crises.


O UE – AINDA vem complementar outras ações já em curso financiadas pela União Europeia para melhorar a produção, a transformação, a comercialização e a diversificação dos produtos locais. É mais um exemplo do compromisso da União Europeia junto com o povo da Guiné-Bissau..

Sem comentários:

Enviar um comentário