sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Conferência «Os Media e o Interesse Nacional» decorreu esta quinta-feira

Bissau – O Presidente do Instituto de Defesa Nacional (IDN) da Guiné-Bissau, tenente-coronel Terêncio Mendes, apelou, esta quinta-feira, 5 de Dezembro, à ética dos jornalistas durante o processo eleitoral, na abertura da conferência «Os Media e o Interesse Nacional», apoiada pelo Gabinete das Nações Unidas Para a Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Terêncio Mendes chamou a atenção das dezenas de participantes para o sensível momento político e social.


«Juntamos assim as forças de Segurança e de Defesa, e a sociedade civil, para discutir de forma aberta, franca e amistosa, os problemas que constituem entraves ao desenvolvimento da Guiné-Bissau», referiu no discurso.


«Os media jogam um papel muito importante na informação, formação e entretenimento da população. O que é socialmente aceite pode não estar de acordo com o interesse nacional», destacou o Presidente do IDN.

O secretário de Estado da Comunicação Social, Armindo Handem, afirmou que «as notícias são construções da realidade e, portanto, não implicitamente têm de reflectir a realidade em si mesmas».


O governante precisou também que «a cidadania é o conjunto de direitos e deveres da população, à qual o jornalista deve prestar um serviço insubstituível por órgãos estatais».


«É preciso que o Estado e os media trabalhem em sintonia», recomendou Armindo Handem, observando que o quadro das eleições cria uma nova plataforma para o debate democrático».


A conferência compreende quatro temas, nomeadamente «Os Media e o Interesse Nacional», por Antónia Nhaga, «O Jornalismo e a Cidadania», por Humberto Monteiro, «O papel da Comunicação Social», por António Lopes Soares, e «A Relação entre os Media e as Forças de Segurança e Defesa», pelo tenente-coronel Samuel Fernandes.


Esta terceira conferência do IDN segue-se a uma anterior acerca das «Relações entre a Sociedade Civil e os Militares», e à inaugural, sob o tema «A Juventude e as Forças de Segurança e Defesa».

Sem comentários:

Enviar um comentário