segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Hélder Vaz eleito presidente da Resistência

O candidato à presidência da República Hélder Vaz foi eleito presidente de um partido que se encontrava dividido em várias fações, a Resistência da Guiné-Bissau, num congresso a que a Lusa assistiu.

O antigo diretor-geral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi escolhido como líder no primeiro congresso extraordinário da organização, que decorre desde sábado, na vila de Safim, a 20 quilómetros a leste de Bissau.

Hélder Vaz foi eleito por unanimidade e aclamação por cerca de 300 delegados oriundos de todas as regiões da Guiné-Bissau e da diáspora.

Em declarações aos jornalistas, Vaz, que regressou ao país na última sexta-feira, depois de viver nove anos em Portugal, afirmou que depois de unir a RGB (também conhecida por Movimento (Bafatá) a tarefa seguinte é preparar o partido "para ganhar as eleições legislativas" de 16 de março.

De seguida, assinalou Hélder Vaz, a meta é formar um Governo "com os melhores filhos" da Guiné-Bissau, promover "a refundação do Estado" e desta forma executar o chamado "programa maior" de Amílcar Cabral (pai da independência da Guiné e Cabo Verde), ou seja, o desenvolvimento do país.

O novo líder da RGB, partido fundado na década de 1980, em Portugal, como principal opositor ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), propõe juntar-se a uma ampla frente de "pessoas e partidos" para promover a mudança na Guiné-Bissau.

Hélder Vaz afirma que o país "regrediu em todos os sentidos" desde que a sua formação política "desapareceu do cenário político" na sequência de disputas internas entre dirigentes.

O próprio Vaz afastou-se da vida política ativa na sequência das eleições legislativas de 2004, ganhas pelo PAIGC.

Agora voltou para levar a RGB a ser governo e ainda para ser eleito presidente da República.

"Sou candidato à presidência da República para dar respaldo ao Governo RGB", afirmou Hélder Vaz, valendo-se da experiência política acumulada em 40 anos.

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Administração e Gestão Pública na Universidade de Albany, nos Estados Unidos, Hélder Vaz foi deputado da Assembleia Nacional Popular, líder da bancada parlamentar da RGB e mais tarde presidente do mesmo partido.

O ponto alto da sua carreira política acontece em 2000, quando assume o cargo de ministro de Estado e da Economia e Desenvolvimento Regional num governo de coligação entre o Partido da Renovação Social (PRS, de Kumba Ialá) e RGB

Sem comentários:

Enviar um comentário