domingo, 22 de dezembro de 2013

PM da Guiné-Bissau já tem resultado de inquérito a incidente com sírios

Rui de Barros deve convocar Conselho de Ministros extraordinário. Ministro do Interior ouvido  no Ministério Público

O Primeiro-ministro do Governo de transição da Guiné-Bissau já tem em mãos a conclusão dos inquéritos sobre o embarque forçado de passageiros com passaportes falsos num avião da TAP.


Os resultados apurados por uma comissão chefiada pelo ministro da Justiça - Saido Baldé, foram entregues a Rui de Barros no final do dia de quinta-feira, segundo a agência Lusa, e o Primeiro-ministro vai decidir esta sexta-feira sobre os procedimentos a seguir. A fonte não citada indicou ser provável que Rui de Barros convoque uma reunião extraordinária do conselho de ministros para debruçar sobre o resultado do inquérito.


De seguida, o Perimeiro-ministro deve remeter ao Presidente de transição - Serifo Nhamadjo, o documento resultante das averiguações sobre o que realmente se passou em 10 de dezembro quando 74 sírios com passaportes falsos foram embarcados à força em Bissau num avião da TAP para Lisboa. O caso provocou o cancelamento dos voos diretos da transportadora aérea portuguesa para Bissau e ainda o pedido de demissão do ministros guineense dos Negócios Estrangeiros e a colocação do cargo à disposição por parte do ministro do interior.


António Suka N'Tchama deve ser ouvido ainda esta sexta-feira pelo Ministério Público. Um funcionário do Ministério do Interior que trabalha no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, deve ser igualmente ouvido, esta manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário