domingo, 8 de dezembro de 2013

Presidente Banco Africano contra visão de África instável

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Donald Kaberuka, defendeu hoje em Paris que os africanos devem combater a visão de uma África instável, afirmando que o "crescimento africano é real".

Banco Africano contra visão de África instável

Donald Kaberuka sublinhou que o Produto Interno Bruto (PIB) africano duplicou desde o ano 2000, e admitiu que o continente cometeu os seus erros, mas corrigiu-os.

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento divulgou números que mostram que 90 por cento dos africanos vivem em países com estabilidade política.

"Cada vez que disserem que a África é um continente de miséria façam os cálculos", apelou.

Kaberuka admitiu que "os países tradicionais têm dificuldades económicas, precisam de reformas estruturais densas e precisam da África emergente".

Relativamente aos países lusófonos africanos, o presidente do BAD disse à Lusa que "Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe têm uma característica comum, que é a descoberta massiva de recursos naturais".

"Moçambique, Angola ou São Tomé foram os países que melhor geriram os seus recursos, de forma diferente em relação a outros países. Tivemos uma equipa de juristas para os ajudar a melhor negociar os contratos e a gestão da sua economia", explicou.

Em relação à Guiné-Bissau, Kaberuka apontou um problema em particular que tem que ver com a tomada de posição dos "barões do comércio de droga, os narco-traficantes latino-americanos".

"Juntos devemos trabalhar para que a Guiné-Bissau encontre o dinamismo dos países daquela região", concluiu.

Donald Kaberuka, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) falou aos jornalistas num pequeno-almoço destinado à imprensa, no quadro da Cimeira do Eliseu para a Paz e Segurança em África, que começou esta tarde e decorre até sábado, em Paris.

O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento é a maior instituição de financiamento multilateral dedicada ao desenvolvimento de África, fundada em 1964. É composto por três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento , o Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) e o Fundo Especial da Nigéria.

O Banco Africano de Desenvolvimento está presente no terreno, em 34 países africanos, com um escritório no Japão, e contribui para o desenvolvimento económico e progresso social dos seus 53 membros.

Sem comentários:

Enviar um comentário