quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Antigo primeiro-ministro guineense Carlos Correia é o novo vice-presidente do PAIGC

Bissau, 11/02 - O antigo primeiro-ministro guineense, Carlos Correia, foi escolhido como primeiro vice-presidente do PAIGC pelo oitavo congresso do partido mais votado na Assembleia Nacional Popular, que decorre em Cacheu, norte da Guiné-Bissau.

Segundo uma fonte do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) contactada pela Lusa, Carlos Correia foi escolhido para primeiro vice-presidente, Satu Camará Pinto para segunda vice-presidente e Baciro Djá como terceiro vice- presidente. 

Carlos Correia, de 81 anos, foi primeiro-ministro da Guiné-Bissau por três vezes, Satu Camará Pinto é chefe da casa civil da Presidência da República e já foi ministra do Interior, enquanto Baciro Djá é um político de 41 anos, formado em Psicologia e que já foi candidato à presidência do país em 2012.

Os três nomes foram propostos pelo novo presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, e aprovados por unanimidade dos delegados ao congresso, adiantou a fonte.

Após a escolha dos novos elementos da direcção superior do partido, os delegados ao oitavo congresso, que deve terminar ainda hoje, estão a aprovar a lista dos 351 membros do Comité Central, bem como dos 91 do "bureau" político.

De seguida, será feita a primeira reunião do Comité Central do partido (órgão máximo entre congressos) para a escolha do novo secretário nacional do partido.

A fonte indicou à Lusa que os trabalhos decorrem "de forma tranquila" já sob a liderança de Domingos Simões Pereira como presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário