segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA ELEITO PRESIDENTE DO PAIGC

Domingos Simões Pereira foi hoje eleito presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), anunciou a comissão eleitoral do oitavo congresso partidário, a decorrer em Cacheu, norte da Guiné-Bissau.

Domingos Simões Pereira recolheu 707 votos, representando 60,58% dos delegados do PAIGC; Braima Camara, 436 votos, 37,36%; Aristides Ocante da Silva, 15 votos.

Concorriam também ao cargo Braima Camará e Aristides Ocante da Silva.

Domingos Simões Pereira, 50 anos, nasceu em Farim, norte da Guiné-Bissau, foi secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) entre 2008 e 2012, tem formação em engenharia civil e ciências políticas e já exerceu cargos governamentais.

O novo líder do PAIGC sucede a Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro deposto no golpe de Estado de Abril de 2012 e de quem recebeu apoio declarado na candidatura à liderança do partido.

Domingos Simões Pereira será, por inerência, o candidato a primeiro-ministro nas eleições gerais (legislativas e presidenciais) de 16 de Março.

O PAIGC é a força política mais votada no parlamento da Guiné-Bissau, foi o movimento que organizou a luta pela independência na era colonial e não teve oposição até ser admitida a criação de outros partidos, em 1991.

Sem comentários:

Enviar um comentário