quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Guiné-Bissau intensifica preparação de eleições

Interior da sede do PAIGC em Bissau

Interior da sede do PAIGC em Bissau


Enquanto se queimam os últimos cartuchos do congresso do PAIGC, já com novo líder, dois altos dirigentes das fileiras do PRS apresentaram as suas candidaturas às eleições presidenciais. Tratam-se do actual presidente da Assembleia nacional popular, Sori Djaló, e um dos seus antecessores no cargo, Jorge Malú.

O PRS, Partido da renovação social, apoia oficialmente o empresário Abel Incada na corrida para a magistratura suprema.

Porém o seu ex líder e antigo chefe de Estado, Kumba Yalá, optou por apoiar Nuno Nabian, presidente do conselho de administração da agência guineense de aviação civil.

As duas candidaturas ora apresentadas vêm dividir ainda mais os renovadores.

O grande rival do PRS continua a ser o PAIGC,  Partido africano para a independência da Guiné e Cabo Verde. O partido histórico guineense que queima, neste momento, os últimos cartuchos do seu congresso na cidade nortenha de Cacheu.

Uma força política liderada agora por Domingos Simões Pereira, antigo secretário-executivo da CPLP, Comunidade dos países de língua portuguesa, e que deverá ser o candidato do partido para o cargo de primeiro-ministro.

Pereira sucede no cargo a Carlos Gomes Júnior, derrubado no golpe de Estado de Abril de 2012.

Rui Landim, analista político guineense, entrevistado por Liliana Henriques, alega que a reunião magna do partido de Amílcar Cabral foi bem conseguida.

 
Ouvir : Rui Landim, analista político guineense
(01:22)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário