quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Morreu Carlos Shwartz da Silva

Lisboa - Faleceu esta terça-feira, em Lisboa, o Secretário Executivo da Acção para o Desenvolvimento (AD), uma das mais expressivas ONG´s da Guiné-Bissau, Carlos Shwartz da Silva.

Vítima de doença, «Pipito», tal como é mais conhecido, deixou Bissau há quase duas semanas para controlo médico em Portugal.


Com 65 anos de idade, Carlos Shwartz da Silva foi deputado da nação pelo PUSD em meados de 2000, e ministro das Infraestruturas no Governo de Unidade Nacional (GUN), então liderado por Francisco José Fadul, em 1999.


Foi promotor e executor de várias acções sociais e comunitárias na capital guineense, concretamente no Bairro periférico de Quelélé, assim como no norte e no sul do país, sobretudo nos sectores da Saúde, Educação, Agricultura, Cultura, de entre outros.
A sua mais recente realização foi a promoção da Rádio ambiental «Rio de Cacheu». «Pipito» foi pioneiro na promoção das rádios comunitárias na Guiné-Bissau, logo na abertura democrática em 1994.


As suas iniciativas contam-se também na conservação e defesa do meio ambiente. Neste em particular, de citar por exemplo a mata sagrada de Cantanhez, uma reserva natural situada no sul da Guiné-Bissau.


Carlos Shwartz da Silva foi engenheiro agrónomo, nascido na Guiné-Bissau com descendências de várias origens, nomeadamente cabo-verdiana, portuguesa, judia e polaca.


Antigo director da DEPA, antiga entidade de promoção agrícola na Guiné-Bissau, regressou ao país enquanto jovem licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, para se dedicar à causa do desenvolvimento das populações guineenses.


Veja vídeo sobre quem foi o homem que hoje nos deixou clicando no link: http://www.rtp.pt/play/p663/e43062/eu-sou-africa

Eu Sou África

Carlos Schwarz da Silva - Episódio 10

Eu Sou África

Primeira Emissão: 09 Abr 2011
Duração: 31m
Classificação:
 


Carlos Schwarz da Silva, guineense nascido em Bissau, em 1949, só exerceu o nome enquanto se fazia engenheiro agrónomo em Lisboa, ao mesmo tempo que se diplomava na luta estudantil contra a ditadura. Na Guiné Bissau, todos o conhecem como Pepito, lutador incansável contra as más práticas de estado, mas sobretudo contra a fome, pela cidadania e pelo desenvolvimento.

Fundador do pioneiro DEPA (Departamento de Experimentação e Pesquisa Agrícola) e da ONG Ação para o Desenvolvimento (AD), deputado, neto de polacos que sobreviveram ao Gueto de Varsóvia, filho de um jurista nacionalista preso pela PIDE, pai de 3 filhos, avô de 2 netos, Pepito é, nas palavras dos anciãos balantas, um “homem grande”.


"Eu Sou África” é uma série documental de 10 episódios, dois por cada um dos PALOP: Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Cada um dos filmes desta série retrata a vida e a obra de uma africana ou africano implicado na história e no desenvolvimento social, político e cultural do país onde nasceu.

“Eu Sou África” revela dez heróis desconhecidos do grande público e desfaz os lugares comuns depreciativos da realidade dos PALOP. Na diversidade das suas experiências e reflexões, o que estes dez africanos dão a ver é a emergência de uma nova África de língua portuguesa – um lugar em que a esperança tem toda a razão de ser.


A história de 10 pessoas contada em episódios

Sem comentários:

Enviar um comentário