sábado, 8 de fevereiro de 2014

Surto de doença desconhecida, mata gado na Guiné-Bissau

Sete vacas morreram na aldeia de Ntchucal, sector de Mansoa vítimas de uma nova doença que ainda se desconhece, segundo confirmou o nosso repórter, Djedje Ambrósio.

Os serviços veterinários suspeitam da existência duma nova patologia na Guiné-Bissau, que neste momento ataca o gado em algumas zonas do país.

O surgimento desta nova patologia detectada em varias aldeias do sector de Mansoa foi alertada através da população, pelo responsável regional dos Serviços Veterinários da região de Oio, Guerra Bidonga, afirmando que uma equipa que se deslocou ao terreno constatou que muitas vacas sofrem desta doença, tendo provocado já 7 mortos.

As vacas vitimas desta nova patologia com a origem desconhecida, apresentam sintomas de feridas na boca e perda de liquido, cuja amostras já foram recolhidas pela Direcção-geral da Pecuária para o efeito de analise no laboratório.

Neste sentido, e para evitar que a doença se propague nas pessoas, Guerra Bidonga responsável pelo Serviço Veterinário na região de Oio, exorta a população para não consumir a carne de vaca que seja morta por qualquer tipo de doença.

Os criadores de gado temem que o surgimento desta nova patologia pode ser provocada pela campanha de vacinação dos animais levada a cabo ultimamente pela Direcção-geral dos Serviços Veterinários.

A direcção desmente esta citação, afirmando que cada doença tem a sua vacina, pelo que não constitui nenhum perigo à saúde dos animais.

Fonte SOLMANSI

Belolat Go

RSM/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário