sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

União Europeia vai enviar missão de observação das eleições na Guiné-Bissau

image001União Europeia anuncia a próxima chegada da missão de observação no país

A Alta Representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Baronesa Catherine Ashton, respondeu favoravelmente ao convite da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de 2013 sobre o envio ao país de uma missão de observação eleitoral.

Assinatura do Protocolo de Acordo entre a União Europeia e a CNE no dia 13 de Fevereiro de 2014 em BissauNeste âmbito foi assinado hoje em Bissau um Protocolo de Acordo para estipular o quadro operativo da missão.

A missão de observação manterá uma estrita imparcialidade, objectividade e independência na execução do seu mandato e os observadores subscreverão aos Códigos de Conduta para os observadores europeus e internacionais.

A missão terá liberdade de «circulação em todo o país e liberdade de acesso aos organismos eleitorais e às informações relativas ao processo eleitoral, bem como a todos os partidos políticos, candidatos e agentes eleitorais.
 

A missão será chefiada pelo Membro do Parlamento Europeu Sr. Santiago Fisas Ayxela e será composta de até 70 observadores no total, provenientes dos Estados-Membros da União Europeia. A chegada da missão está prevista no mês de Março.

A União Europeia acredita que a observação internacional irá desempenhar um papel crucial para facilitar a actuação transparente do processo eleitoral, com vista à realização de eleições justas e livres.

Chegada de materiais eleitorais financiados pela União Europeia no aeropórto Osvaldo Vieira no dia 12 de fevreiro de 2014O envio da missão de observação junta-se à mobilização de mil e trezentos milhões de Francos CFA para financiar as actividades eleitorais, à assistência técnica fornecida à CNE e às outras medidas de apoio já adoptadas pela União Europeia, nomeadamente através de parcerias com a sociedade civil guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário