terça-feira, 25 de março de 2014

Devido a greve nos órgãos públicos Guiné-Bissau: Campanha eleitoral decorre sem tempo de antena previsto na Lei

eleições 2014 NGBBissau - A campanha eleitoral com vista às eleições Gerais de 13 de Abril entra no terceiro dia consecutivo esta segunda-feira, 24 de Março, sem tempo de antena nos órgãos de Comunicação Social Públicos da Guiné-Bissau, nomeadamente a Rádio Difusão Nacional (RDN) e a Televisão Pública da Guiné-Bissau (TGB).

As razões para a não transmissão do tempo de antena consagrado na Lei Eleitoral da Guiné-Bissau aos candidatos e partidos políticos que concorrem às eleições, prendem-se com uma prolongada greve na RDN que dura há mais de 30 dias.


Os funcionários desta estação estatal reclamam, por parte do Governo de transição, o pagamento dos salários em atraso e dos subsídios estimados em cerca 100 mil F.cfa (cerca de 152 euros).


Apesar dos funcionários da TGB terem retomado os serviços a 14 de Março, os trabalhos de difusão dos tempos de antena e das notícias referentes às presentes campanhas estão condicionados pelas reivindicações dos funcionários, que também exigem ao Executivo de Rui Barros o pagamento dos salários em atraso.


A única solução encontrada pelos partidos políticos e candidatos foi o pagamento da difusão de programas sobre comícios populares nas rádios privadas de Bissau, bem como nas rádios comunitárias ao nível do interior do país.


O assunto mereceu o total silêncio do Governo através do Secretário de Estado para a Comunicação Social, Armindo Handem, tendo por várias vezes a sua equipa faltado ao encontro negocial com os movimentos sindicalistas em greve.

Sem comentários:

Enviar um comentário