segunda-feira, 24 de março de 2014

Magistrados guineenses que investigam caso de corrupção ameaçados de espancamento

Os dois magistrados do Ministério Público titulares de um processo de alegada corrupção nos Portos da Guiné-Bissau estão a ser ameaçados de espancamento se o inquérito prosseguir, denunciou hoje fonte sindical em declarações à agência Lusa.

 

"Os colegas estão a receber telefonemas não identificados em que desconhecidos os avisam: podem ficar preparados, porque serão fortemente espancados", descreveu Bacar Biai, presidente do sindicato dos magistrados do Ministério Público.

As ameaças surgiram depois de o advogado de um dos arguidos no processo dos portos ter sido detido em flagrante, na quarta-feira, por um dos magistrados, quando o tentava subornar com 76 mil euros para que as investigações parassem.

O sindicato está a denunciar o caso junto das organizações internacionais com presença em Bissau: Organização das Nações Unidas (ONU), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Africana (UA), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e União Europeia (UE).

Os sindicalistas apelam ainda à CEDEAO para "garantir segurança a estes magistrados, o mais rapidamente possível", no âmbito do mandato da ECOMIB, contingente militar dos países da comunidade estacionado em Bissau depois do golpe de Estado de 2012.

O Ministério Público está a investigar há um ano o desaparecimento de "avultadas somas" nas contas da administração dos Portos da Guiné-Bissau, uma das maiores empresas públicas do país, acrescenta.

No âmbito do processo, vários administradores e gestores da empresa estão suspensos de funções.

De acordo com fonte da Procuradoria-Geral da República guineense, as investigações já se encontram em avançado estado processual e o processo pode ser encaminhado em breve para julgamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário