sexta-feira, 7 de março de 2014

PR do Senegal garante “todo o apoio” à Guiné-Bissau antes e depois das eleições

O Presidente do Senegal garantiu hoje que Dacar está a apoiar o processo eleitoral na Guiné-Bissau e que a ajuda será maior após a votação geral de abril, sobretudo na reforma das forças de defesa e segurança.

Macky Sall falava aos jornalistas na Cidade da Praia no final de um encontro de trabalho com o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, primeiro ato oficial da visita de Estado de dois dias que efetua desde hoje a Cabo Verde e que se destina a reforçar as relações entre os dois países.

"A Guiné-Bissau preocupa-nos enquanto país vizinho e membro da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental). Estamos todos mobilizados para ajudar o país a encontrar a estabilidade e normalidade constitucional", salientou o chefe de Estado senegalês.

"Temos estado a trabalhar, no quadro da CEDEAO, para acompanhar os nossos irmãos da Guiné-Bissau e ajudá-los a realizar as eleições de abril. Mas vamos acompanhá-los sobretudo após as eleições, para os apoiar também na reforma das Forças Armadas do país e nas políticas sociais e económicas", salientou.

As eleições gerais na Guiné-Bissau, na sequência do golpe de Estado de 12 de abril de 2012, já foram adiadas por duas vezes, estando agora previstas para 13 de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário