sexta-feira, 11 de abril de 2014

Cruz vermelha da Guine Bissau divulga implementação de plano de contingência para as eleições gerais de 13 de Abril de 2014.

clip_image001

 

 

 

 CRUZ VERMELHA DA GUINE-BISSAU

Comunicado á imprensa

A Cruz Vermelha da Guiné-Bissau é uma instituição de carácter humanitária, que inspira na realização das suas actividades nos princípios do Direito Internacional Humanitário e age no respeito dos princípios fundamentais do movimento Internacional da cruz vermelha que são:

Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade.

A Cruz Vermelha da Guiné-Bissau tem como Missão principal, prevenir e aliviar, com Imparcialidade absoluta, o sofrimento das comunidades mais vulneráveis, sem discriminação por motivos de nacionalidade, de raça, sexo, classe, religião ou opinião política.

A sua visão, é tornar-se uma Sociedade Nacional credível, capaz de organizar serviços de socorros de urgência. Contribuir para melhorar a saúde, criar serviços de apoio às comunidades vulneráveis, adaptados às condições nacionais e regionais, e aliviar o sofrimento de vítimas das calamidades.

No quadro de cumprimento da sua missão para que foi incumbida, a CVGB elaborou um plano de contingência para implementar durante todo o período das eleições gerais, este plano visa proteger e assistir as vítimas de diferentes casos que são verificados ao longo dos dias dos comícios, momento de votação, situações como por exemplo: acidentes, perda da coincidência, dor da cabeça, ferimento, agressão física e muitos outros casos que devem merecer uma assistência humanitária.

O risco de derrapagem relacionada com eleições gerais (presidenciais e legislativas) na Guiné-Bissau também pode sem dúvida ter consequências humanitárias para a população, incluindo aqueles que já sofrem de pobreza crónica e sem acesso aos serviços de base, onde o desenvolvimento de um plano de preparação e resposta a um evento de uma grande crise é muitíssimo importante para todos sem discriminação.

Este plano de contingência é uma acção conjunta de preparação da Cruz Vermelha da Guiné-Bissau e seus parceiros locais, incluindo aqueles em risco de situações de violência. Este plano descreve um conjunto de estratégias, medidas e acções necessárias para uma melhor preparação e implementação de uma resposta humanitária eficaz para as populações que poderão vir a sofrer.

Antes de elaborara este plano, fez-se um estudo sobre a situação sócio político em geral no país, e depois o plano foi orientado no pior cenário com os riscos da violência eleitoral, avaliamos as necessidades humanitárias e determinamos que tipo de assistência será necessário para minimizar as dificuldades das populações afectadas.

Para a implementação deste plano de contingência, foram mobilizados e reciclados 300 voluntários a nível nacional através das nossas estaturas dos comités regionais e locais, com equipas bem preparadas e capacitadas em matéria de assistência em primeiros socorros, serviços sócias, abastecimento de água, abrigo, restabelecimento de laços familiares e outros serviços de carácter humanitária.

Serão montadas aqui em Bissau 15 brigadas com 06 voluntários cada nos pontos e locais mais críticos, próximo das mesas das assembleias de voto, assim como nos comités regionais e locais as brigadas de primeiros socorros serão igualmente montadas.

A cruz vermelha da Guiné-Bissau, aproveita esta oportunidade para desejar a toda a população da Guiné-Bissau que votem na paz, tranquilidade, irmandade e sobre tudo para bem-estar do povo guineense.

Para mais informações contacte:

Daniel Sanha – 00 245 584 55 95, Av. Unidade Africana ½ C.P. 14-1036

Sem comentários:

Enviar um comentário