segunda-feira, 7 de abril de 2014

Guiné-Bissau recebe 15 milhoes de dolares do BM para desenvolvimento comunitário, pagamento temporário dos salários

Banco MundialDakar (GBissau, 7 de Abril de 2014) – O Banco Mundial disponibilizou 15 milhões de dólares para a Guiné-Bissau, no quadro do seu apoio para o desenvolvimento das áreas rurais, através da preservação e fortalecimento dos serviços básicos de saúde e educação para as populações mais pobres .

O acordo foi assinado na passada quinta-feira (3 de Abril), nas instalações do Banco Mundial em Dakar, pelo Ministro da Economia e da Integração Regional da Guiné-Bissau e pela Directora das Operações do Banco Mundial para a Guiné-Bissau.

Soares Sambú, Ministro da Economia e da Integração Regional da Guiné-Bissau (esq.) e Vera Songwe do Banco Mundial (dir.)Soares Sambú e Vera Songwe rubricaram este acordo em representação da parte guineense e do Banco Mundial, respectivamente, na presença do embaixador da Guiné-Bissau em Senegal, Idrissa Embaló.

Este financiamento faz parte da resposta do Banco Mundial à recente crise na Guiné-Bissau, segundo a indicação desta instituição financeira mundial

Comparando a Guiné-Bissau com “uma criança doente”, o governante guineense espera que esta seja a primeira entre várias outras ajudas que virão do Banco Mundial para ajudar a Guiné-Bissau para assumir o comando do seu destino.

Por sua vez, Vera Songwe indicou que o financiamento está em linha com as orientações do vice-presidente do Banco Mundial para aquela região africana, Makhtar Diop.

Para além de apoiar o sector rural, esta concessão de 15 milhões vai ajudar a Guiné-Bissau para o fornecimento da água potável, o melhoramento das estradas e o pagamento temporário dos salários dos professores e outros profissionais de saúde, entre Janeiro e Junho de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário