sexta-feira, 25 de abril de 2014

PRS apoia o independente Nuno Nabiam na segunda volta

Bissau - No final da sua reunião da Comissão Política Nacional, realizada a 23 de Abril em Bissau, o Partido da Renovação Social (PRS) decidiu dar o seu apoio ao candidato independente Nuno Nabiam para a segunda volta das eleições Presidenciais, marcada para 18 de Maio.

A notícia foi avançada por fontes partidárias do PRS: «Como é óbvio, decidimos apoiar a candidatura de Nuno na segunda volta», revelou.


Sem avançar mais detalhes, a mesma fonte manifestou-se confiante na vitória do candidato escolhido pelos militares e apoiado anteriormente por Koumba Yala durante a primeira volta destas eleições.


Com poucas vantagens para segundo turno do pleito, Nuno Nabiam teve maior número de votos em apenas duas regiões do país, nomeadamente na região de Tombali e Oio, onde arrecadou 12.492 votos e 41.229 votos, respectivamente. José Mário Vaz (JOMAV) obteve 10.230 votos em Tombali e 29.219 votos em Oio.


Em relação a Abel Incada, candidato escolhido pelo PRS, o empresário obteve nestas localidades pouco mais de cinco mil votos, na região de Tombali, e também pouco acima dos cinco mil votos na região de Oio.


Em termos globais apenas 43.890 cidadãos guineenses acreditavam em Abel Incada para ser Presidente, enquanto Nuno Nabiam mereceu a confiança de 156.163 eleitores na primeira volta, perante um universo de 257.572 cidadãos eleitores guineenses que apostaram em JOMAV para Presidente da República, o que corresponde respectivamente a 6,97% para Incada, 24, 79% para Nabiam e 40, 89% para JOMAV.


Ainda não oficial, a posição do PRS em apoiar Nuno Nabiam é do conhecimento do PAIGC, que uma fonte partidária do partido vencedor das Legislativas de 13 de Abril disse não ser uma surpresa.


A escolha de Nuno Nabiam por Koumba Yala como candidato independente a estas eleições era ponto de discórdia entre o PRS e o seu líder fundador, o que levou à indigitação de Abel Incada como candidato oficial do partido à primeira volta.

Sem comentários:

Enviar um comentário