quarta-feira, 28 de maio de 2014

Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) apela à luta contra o Boko Haram

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) apelou, esta terça-feira, à comunidade internacional para que se mobilize na luta contra as «ameaças e crueldades» do grupo radical islâmico Boko Haram, que tem levado a cabo uma série de ataques mortíferos na Nigéria.


Em comunicado, a LGDH diz que é preciso «fazer face às ameaças e crueldades da organização terrorista Boko Haram, as quais se traduzem em obstáculos à paz, à convivência pacífica e à tolerância religiosa na sub-região» oeste-africana.


A Liga condenou, ainda, o rapto de mais de 200 raparigas nigerianas por parte daquela organização, apelando às autoridades da Nigéria para «assumirem as suas responsabilidades em todo o território nacional».


A organização não-governamental pede, ainda, à ONU, à União Africana, à União Europeia e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para «erradicar» as células do Boko Haram da Nigéria e de outros países da região.


O Tribunal Penal Internacional deverá abrir uma investigação aos «crimes graves que afrontam a consciência da humanidade», advoga ainda a LGDH.

Sem comentários:

Enviar um comentário