sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mensagem do Dr. José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, a Sua Excelência o Senhor José Mário Vaz, Presidente eleito da República da Guiné-Bissau

"Excelência,

Por ocasião da eleição de Vossa Excelência para o alto cargo de Presidente da República da Guiné-Bissau, é com muito prazer que lhe envio – em nome da Comissão Europeia e em meu próprio nome – as mais calorosas felicitações e os sinceros votos de sucesso no exercício das funções que lhe são confiadas pelo povo guineense.

Estas eleições presidenciais representam um importante ponto de viragem para o futuro da Guiné Bissau. Por esse motivo, a União Europeia não poupou esforços no sentido de apoiar financeiramente a realização das eleições e ao enviar uma missão de observação durante as duas voltas do escrutínio.

Era fundamental que o processo eleitoral fosse livre, pacífico e justo. A Comissão Europeia congratula-se de que tal tenha sido o caso.

Faço por isso votos para que esta eleição constitua um primeiro passo em direção à estabilidade política e para que todos os guineenses se empenhem em contribuir de forma construtiva para esse processo.

A democracia começa nas eleições, mas não acaba no dia seguinte. Tem de ser conquistada todos os dias através da boa governança e da resposta às preocupações das pessoas.

Os desafios políticos e socioeconómicos que se apresentam ao país são consideráveis, mas não duvido que Vossa Excelência se empenhará em tomar, de forma inclusiva e em diálogo com todas as forças políticas, as importantes decisões que se impõem, tanto a nível económico e financeiro, como nos domínios cruciais da reforma do sector de defesa e segurança e da luta contra a impunidade.

O reforço das instituições democráticas, a consolidação do Estado de Direito e a reconciliação da sociedade guineense são essenciais para uma estabilidade duradoura e para o desenvolvimento do país.

Asseguro a Vossa Excelência, Senhor Presidente, que a Comissão Europeia continua firmemente empenhada em ajudar a Guiné-Bissau e mobilizará o mais depressa possível os seus meios, em colaboração com a União Africana, a CEDEAO, a CPLP e as Nações Unidas, bem como com outros parceiros internacionais para apoiar os esforços do povo guineense em reforçar, reconciliar e desenvolver o país.

Aceite Vossa Excelência, Senhor Presidente, os protestos da minha mais elevada consideração.

José Manuel Durão Barroso"

23 de Maio de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário