segunda-feira, 9 de junho de 2014

Comunicado: UNIOGBIS oferece retransmissão direta do Mundial de Futebol aos Irmãos Guineenses

jose-ramos-horta

O Estádio Nacional 24 de Setembro é palco da retransmissão direta gratuita do Mundial de Futebol do Brasil a partir de quarta-feira, iniciativa do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné-Bissau, com organização estatal.


Esta iniciativa, sem precedente no país, foi anunciada esta segunda-feira em conferência de imprensa às 15:00 por José Ramos-Horta, acompanhado pelo Primeiro-ministro de transição, Rui Duarte Barros, e pelo Coordenador Nacional de Segurança, Comissário-geral da Polícia de Ordem Pública, Armando Nhaga, no Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Tem o apoio do Grupo Interparlamentar do Parlamento Britânico para a Guiné-Bissau, através do coordenador Peter Thompson, que trouxe ao país três dezenas de futebolistas, enquanto embaixadores do desporto, enviados pela Irlanda do Norte para promoção da paz e coesão social em 2013.

Como patrocinadores, participaram também na conferência de imprensa Fred Mokoena, diretor-geral da operadora de telecomunicações MTN-Bissau e Spacetel-Guiné-Bissau, Phil Mason, diretor de operações da GBMinerals.

A retransmissão direta gratuita do Mundial de Futebol do Brasil para todos os Irmãos Guineenses que se desloquem ao Estádio Nacional 24 de Setembro – 15.000 em permanência diária – decorre entre a cerimónia de abertura, às 16:00 de quarta-feira, e o encerramento, a 13 de Julho, após a final, às 20:00, compreendendo 64 jogos, num total de 202 horas.

Estão previstas as retransmissões no período da tarde, com luz solar, bem como em situação de intempérie, sempre com início meia hora antes de cada jogo e termo meia hora depois do apito final.
Os 16 avos de final vão de 12 a 26 de junho, os oitavos de final de 28 de junho a 05 de julho, as meias-finais são a 08 de julho e a final a 13 de julho, seguida da opoteose do encerramento.

A segurança, dentro e fora do Estádio Nacional 24 de Setembro, está a cargo de uma centena de efetivos da Polícia de Ordem Pública, que seguem o Plano de Contingência da FIFA, que também contempla primeiros socorros a serem prestados no local em caso de acidentes e evacuação em emergência.

Paralelamente, a retransmissão do Mundial de Futebol do Brasil é feita em mais 12 localidades do país: três em Bissau, e uma Mansoa, Quinhamel, Cacheu, Bafatá, Bambadinca, São Domingos, Gabú, Catió e Bubaque – com a mobilização dos escritórios regionais do UNIOGBIS – galvanizando adicionalmente mais 3.000 espectadores diários, o que eleva para 20.000 a média da adesão popular diária a esta iniciativa do prémio Nobel da Paz, José Ramos-Horta.

UNIOGBIS/PIU

Sem comentários:

Enviar um comentário