terça-feira, 28 de outubro de 2014

Governo anunciou para breve a criação de postos de controlo de fluxos de entrada e saída de mercadorias

Bissau - O Director-geral do Comércio, Jaimantino Có, anunciou para breve a criação de postos de controlo de fluxos de entrada e saída de mercadorias, em Safim, como forma de estancar a fuga ao fisco na Guiné-Bissau.

Falando este fim-de-semana à Imprensa, à margem do retiro sobre a lei orgânica do Governo que vai ser adoptada para os Ministérios, em que participaram os directores de serviços do Ministério do Comércio, Jaimantino Có afirmou que para além deste posto de Safim será criado também outro já em 2015, em Jugudul, Bantandjan, e em Quebo, região de Tombali, zona sul da Guiné-Bissau.

Jaimantino Có reconheceu que a barreira não tarifária é «gritante» no país, contudo afirmou que o seu Ministério, em parceria com o da Economia e Finanças, vai atacar fortemente a questão nos próximos tempos.

Questionado sobre a estratégia do Ministério do Comércio para permitir a fácil evacuação de produtos agrícolas do interior para o centro da cidade, Jaimantino Có disse que o problema de evacuação de produtos agrícolas para o mercado a partir da zona sul tem a ver com a infra-estrutura rodoviária e barreiras tarifárias e não tarifárias.

Neste sentido, o responsável destacou que esta é uma preocupação fundamental a que o Ministério do Comércio vai dar prioridade, a curto prazo, em parceria com o Ministério das Finanças, como forma de fazer chegar os seus produtos a Bissau sem grandes custos, incentivando os agricultores a produzirem ainda mais.

Este responsável afiançou que o Ministério do Comércio irá continuar a trabalhar para melhorar e contribuir para a estruturação da feira popular «lumo» na Guiné-Bissau, apesar de reconhecer que estes «lumos», em certas situações, fomentam o contrabando e fuga ao fisco.

Sem comentários:

Enviar um comentário