terça-feira, 14 de outubro de 2014

MAI : Polícia da Guiné-Bissau desmantela rede de falsificação de notas

A polícia da Guiné-Bissau anunciou o desmantelamento de uma rede de falsificação de notas que operava sobretudo na zona sul do país, onde duas pessoas foram detidas no último fim de semana, na localidade de Buba.
guinea-bissau-mapa

Segundo o tenente-coronel Samuel Fernandes, porta-voz do Ministério da Administração Interna (MAI), as duas pessoas foram apanhadas na posse de notas falsas de francos CFA (moeda local e de vários países da África Ocidental) que já estavam a colocar em circulação no mercado da zona.

O comandante da polícia de Buba, António Gomes, citado pela Radiodifusão Nacional (RDN), disse que "há muito que a polícia" teve a informação de que havia dinheiro falso em circulação na região, mas que seria "fabricada em Bissau".

Na posse dos dois homens, a polícia diz ter apreendido cerca de 1,5 milhões de francos CFA (2.286 euros), mas acredita que poderá ser "muito mais" o dinheiro falso em circulação na região sul do país.

"Os autores deste crime vieram de Bissau, tentaram meter esse dinheiro falso em circulação aqui nesta zona, mas foram capturados", disse o comissário António Gomes.

Um homem detido em ligação com o caso afirmou, em declarações à Rádio Nacional, que foi solicitado em Bissau por um individuo para que transportasse para Catungo (localidade no extremo sul da Guiné-Bissau) uma certa quantia em dinheiro, mas que não sabia que era falso.

Os suspeitos encontram-se detidos no comando da polícia em Bissau, aguardando o fim das investigações.

O processo será remetido ao Ministério Público até quarta-feira, garantiu o porta-voz do MAI. A polícia acredita que poderá haver mais redes de falsificadores de notas na Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário