quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Governo em retiro para preparar mesa-redonda com parceiros em março

O Governo da Guiné-Bissau encontra-se a partir de hoje e até sábado num retiro na ilha de Rubane para preparar a mesa-redonda com os doadores, prevista para 25 de março em Bruxelas, disse à Lusa o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.
Governo em retiro para preparar mesa-redonda com parceiros em março
Em declarações à Lusa momentos antes de embarcar no navio que vai transportar todo o Governo até Rubane, nas ilhas Bijagós, Domingos Simões Pereira afirmou que o executivo "vai realizar uma reunião estratégica" para analisar os documentos a serem apresentados na mesa-redonda com os doadores.

"Vamos rever toda a estratégia, analisar os documentos que vão orientar a mesa-redonda e verificar a parte logística", disse Simões Pereira, notando que já no próximo dia 09 o Governo guineense irá encontrar-se no Gana com o grupo consultivo para apresentação do documento da mesa-redonda.

Fazem parte do grupo consultivo do Governo guineense para a mesa-redonda o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), União Africana, União Europeia, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Banco Mundial (BM), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Domingos Simões Pereira disse ter recebido, nos últimos dias, manifestações de interesses por parte de parceiros bilaterais da Guiné-Bissau para estarem presentes no encontro do Gana.

"Os elementos do grupo consultivo serão os primeiros a receber as notas do trabalho que temos vindo a desenvolver para o sucesso da mesa-redonda de Bruxelas", observou o primeiro-ministro.

No retiro em Rubane não estará presente nenhum parceiro internacional, mas o encontro servirá também para delinear estratégias quanto à composição das equipas do Governo que se vão deslocar a várias capitais estrangeiras nos próximos dias para contactos.

Também em Rubane, uma pequena estância turística próxima da ilha de Bubaque, vão ser analisados os nomes de personalidades a serem propostas pelo Governo como embaixadores para fazer advocacia a favor do país, adiantou o primeiro-ministro guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário