sábado, 7 de março de 2015

EAGB com problemas de roubo de cabos eléctricos em quase todos os bairros da capital

Bissau – Com a melhoria nos últimos tempos do fornecimento de luz eléctrica ao nível da capital, por parte da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), a organização está agora confrontada com frequentes roubos de cabos de corrente eléctrica, assim como a violação de redes eléctricas em quase todos os bairros de Bissau.


Resultado de imagem para roubo de cabos eléctricos
Uma destas situações aconteceu na quinta-feira, 5 de Março, no Bairro de Cuntum -1, no mercado local, onde o proprietário de uma sala de exibição de filmes violou e desviou um cabo de luz eléctrica, distribuindo a energia para quase todos os vizinhos, bem como alguns cacifos de comerciantes afectos ao Mercado de Cuntum.

Em declarações a imprensa, Martinho Ié, director dos Serviços de Fiscalização da EAGB, disse que a situação é generalizada quase em todos os bairros de Bissau.

«Depois de passar a fornecer regularmente a energia aos nossos clientes, esta situação piorou, com um número bastante elevado de pessoas que utilizam indevidamente as nossas redes pelas vias não legais, prejudicando gravemente a empresa», referiu.

Perante este caso, o responsável informou que três pessoas já foram detidas pela Polícia Judiciária, revelando ter recebido nos últimos tempos constantes denúncias anónimas no que concerne ao roubo e desvio de corrente eléctrica.

De acordo com este responsável, uma das outras situações que complicam muito os trabalhos de controlo das redes eléctricas prende-se com elevados cabos que anteriormente as pessoas particulares utilizavam para fornecimento de corrente aos habitantes de Bissau, mas no entanto uma vez ultrapassada a situação de falta de luz em Bissau estas redes continuam.

«Estamos a aguardar a qualquer momento que nos seja autorizada a remoção destes fios, que até estão mal instalados constituindo perigo aos próprios moradores, porque até agora existem pessoas que andam a informar estar a usar rede eléctrica de um serviço particular», revelou.

De salientar que passado oito meses de governação de Domingos Simões Pereira, o problema da falta de luz eléctrica e água potável, pelo menos em Bissau, já deixou de constituir maiores dificuldades, fornecendo assim corrente eléctrica 24 horas por dia, sendo que igualmente neste período algumas cidades do interior do país já começaram a beneficiar do fornecimento de luz eléctrica, como é o caso da Vila de Tite, região de Quinara, sul do país, Sector de Farim, região de Oio, norte, e do Sector de Bambadinca, região de Bafatá, leste do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário