quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cortes frequentes de energia ligados à degradação de cabos de distribuição materiais que remontam aos anos 1980

transferirBissau - O Director de Distribuição de Electricidade de Média Tensão da Central Eléctrica de Bissau disse, esta terça-feira, 12 de Maio, que o problema das frequentes quebras de energia eléctrica nas últimas semanas em alguns bairros de Bissau, ao longo da Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, está relacionado com a degradação dos cabos de distribuição.

O cabo que regista a maior avaria em Bissau situa-se ao longo da Avenida do Brasil, junto do empreendimento luso-guineense, onde registou as declarações do Director de Distribuição de Electricidade de Média Tensão, Fiere Na Brama, e onde se encontravam também técnicos da Central Eléctrica de Bissau a realizar trabalhos de corte e recuperação do material danificado.

De acordo com Na Brama, estes cabos, ao nível da capital, remontam aos anos 1980, sendo que a intensidade da corrente eléctrica que já sofreram resulta em avarias, sobretudo em dois principais cabos que transportam a energia a partir da Central Eléctrica de Bissau até ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

«Estes dois cabos servem para alimentar a corrente nas duas faixas desta avenida, mas quando estão com alguns problemas os nossos clientes ficam privados de luz. Quando é assim tentamos fazer sondagem para determinar onde é que está o problema, a tempo de e procurar soluções», disse Na Brama.

Neste sentido, o responsável informou que esta situação de avaria normalmente acontece aos fins-de-semana, sendo que durante este período muitos clientes estão a usar electrodomésticos.
«Já não temos problemas de grupos geradores, mas o problema que se coloca é devido ao excesso de carga durante o fim-de-semana, e os nossos cabos já são antigos e frequentemente ficam queimados, provocando a quebra de luz», referiu.

Para controlar esta situação, o responsável explicou que o Governo se encontra a procurar uma solução, colocando novos cabos ao longo da via principal, sendo as vias que dão acesso ao interior dos bairros alimentadas por outros cabos.

Em termos práticos a situação continua afectar os habitantes do Bairro de Belém, Bairro da Ajuda, Cuntum, Quelele, Bairro Militar, Hafia e o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

Com a época das chuvas que se aproxima, o responsável máximo pela distribuição da luz eléctrica em Bissau disse que a situação pode complicar-se ainda mais, contudo mostrou-se na esperança de que o Governo tenha o problema controlado em tempo útil.

Com a intenção de melhorar cada vez mais os serviços de fornecimento de luz eléctrica no país, o Governo, através do ministro da Energia da Guiné-Bissau, Florentino Mendes Pereira, assinou recentemente com empresa Portuguesa EDP um acordo de assistência técnica e formação aos técnicos da Central Eléctrica de Bissau, cuja execução prática deve entrar em vigor nos próximos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário