segunda-feira, 11 de maio de 2015

Semana da Crioulofonia promove atividades culturais até sábado em Bissau

Diferentes manifestações culturais vão decorrer a partir de hoje e até sábado em Bissau no âmbito da segunda Semana da Crioulofonia, que pretende celebrar a língua crioula, anunciou hoje a organização em comunicado.


null


Nos debates desta edição vai estar em discussão "o eixo escrita-ortografia: serão destacadas as relações entre escrita, morfologia e sintaxe do crioulo, a utilização dos acentos, a harmonização da escrita e a normalização do alfabeto".

Os debates estão sempre associados a diferentes iniciativas.

Vai haver teatro, espetáculos musicais, apresentação de artes plásticas e lançamento de livros em diferentes lugares da capital onde se vive o quotidiano falado em crioulo, como algumas praças, ou em centros culturais (Portugal, Brasil e França) onde a língua se cruza com outras referências.

Todas as atividades "visam a preservação da língua crioula como património identitário nacional", refere o comunicado.

Sob o lema "1 lingu, 3 centrus di cultura, 3 jardin di prasa", celebra-se "a língua, a cultura e as praças da cidade enquanto património identitário e de referência coletiva dos guineenses".

A organização está a cargo da Universidade Amílcar Cabral em parceria com a Corubal - Cooperativa de Produção, Divulgação Científica e Científica e a AEGUI - Associação de Escritores Guineenses.

A iniciativa conta com o apoio financeiro da Câmara de Bissau e o patrocínio dos centros culturais Português, Brasil-Guiné-Bissau e Franco-Bissau Guineense.

LFO // JMR

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário