quarta-feira, 3 de junho de 2015

Parlamento vai erigir estátua ao falecido Presidente "Nino" Vieira

O Parlamento guineense vai erigir uma estátua em memória do falecido Presidente do país João Bernardo "Nino" Vieira na sua qualidade de primeiro líder da instituição, foi hoje anunciado em comunicado.
Parlamento vai erigir estátua ao falecido Presidente Nino Vieira
De acordo com uma resolução aprovada por unanimidade na terça-feira 26/5/2015 em sessão plenária do Parlamento guineense, a que Lusa teve acesso, a estátua de "Nino" Vieira será erigida em frente à sede do hemiciclo em Bissau, em data a anunciar.

Cuba já se prontificou a erguer a estátua, que será de corpo inteiro, assim que o Governo acolher a decisão tomada pelos deputados.

O Parlamento "vai propor ao Governo a atribuição do título de herói nacional e a construção de uma estátua de corpo inteiro em memória de João Bernardo Vieira enquanto primeiro presidente da Assembleia Nacional Popular", lê-se na resolução.

No mesmo documento, os parlamentares aprovaram recomendar ao Governo que os "restos mortais" de "Nino" Vieira fossem transladados do cemitério municipal de Bissau para a Fortaleza de Amura, lugar onde repousam os corpos de outras figuras do país, nomeadamente Amílcar Cabral, "pai" da independência, e o ex-Presidente Kumba Ialá, entre outros.

"A homenagem ao Presidente "Nino" Vieira perfila-se na linha de um processo de reconhecimento formal de figuras históricas e da reconstituição da memória coletiva do nosso povo", assinala-se ainda no documento.

Para os deputados, "Nino" Vieira teve um papel preponderante na luta armada pela independência da Guiné-Bissau, e mais tarde na abertura política do país ao pluralismo democrático, factos que devem ser preservados e transmitidos às novas gerações.

Até agora, apenas Amílcar Cabral tem uma estátua em corpo inteiro erigida junto ao aeroporto internacional de Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário