sexta-feira, 3 de julho de 2015

Presidente da AICEP de visita à Guiné-Bissau para estreitar relações empresariais

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, inicia na sexta-feira uma visita de quatro dias à Guiné-Bissau com o objetivo de estreitar relações empresariais, referiu hoje numa nota dirigida à Lusa.
null
"Os contactos que iremos desenvolver durante estes quatro dias serão muito relevantes no que concerne à cooperação empresarial e institucional e tenho esperança que possam constituir boas oportunidades para o tecido empresarial guineense e português", referiu.
Para sábado, às 10:30, está agendada a inauguração de uma delegação da AICEP na capital guineense e para segunda-feira está marcado um seminário sobre economia que vai juntar os primeiros-ministros dos dois países.
O resto do programa da visita de Miguel Frasquilho vai ser preenchido com encontros com empresários e autoridades guineenses, bem como com a comunidade portuguesa radicada na Guiné-Bissau.
Segundo a AICEP, a Guiné-Bissau consta dos registos de exportação de 750 empresas portuguesas - o país lusófono representa um mercado de 65 milhões de euros, com os combustíveis minerais e produtos alimentares a representarem cerca de 60% do total das exportações.
A Galp Petromar, participada a 80% pela petrolífera portuguesa, é o fornecedor de referência do Estado guineense, por grosso e a retalho, com uma rede de postos de abastecimento espalhados pelo país.
"Portugal é o principal fornecedor de bens desta economia, com uma quota superior a 20% em 2014", aponta Miguel Frasquilho.
A abertura da AICEP em Bissau faz parte da estratégia de alargamento da Agência que a partir deste ano estará presente também na Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O crescimento da economia da Guiné-Bissau em 2015 deverá superar os números do último ano e chegar a 4,7%, de acordo com dados divulgados na última semana pelo Conselho Nacional de Crédito guineense.
LFO // VC
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário