domingo, 13 de setembro de 2015

Ex-PM da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, na cimeira da CEDEAO no Senegal

O ex-primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, deslocou-se para o Senegal onde hoje vai assistir, na qualidade de líder partidário, à cimeira de chefes de Estado da Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental CEDEAO).


null
De acordo com fontes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), de que Simões Pereira é líder, a CEDEAO convidou os responsáveis máximos de todos os partidos guineenses com representação parlamentar para estarem presentes na reunião de Dacar que, entre outros, irá debater a crise política na Guiné-Bissau.

O Presidente guineense, José Mário Vaz, viajou na tarde de sexta-feira para a capital senegalesa. 
De partida de Bissau para Dakar disse que vai discutir com seus pares da sub-região a situação atual na Guiné-Bissau, marcada por um impasse na nomeação de um novo Governo na sequência da exoneração do executivo de Domingos Simões Pereira, a 12 de agosto.

A CEDEAO, cuja presidência rotativa é detida atualmente pelo Senegal, quer ouvir dos lideres guineenses os motivos para a crise política que assola o país lusófono a ponto de deixá-lo sem Governo há um mês.

Na mesma delegação em que seguiu o antigo primeiro-ministro guineense viajaram Agnelo Regalla, líder da União para Mudança (UM), Vicente Fernandes do Partido da Convergência Democracia (PCD), Martina Moniz em representação do Partido da Renovação Social.

Além destes dirigentes também seguiram viagem para Dakar os deputados Califa Seidi, do PAIGC, Vitor Mandinga do PCD bem como Idrissa Djaló, líder do Partido da Unidade Nacional, sendo o Partido da Nova Democracia (PND), única força política com representação parlamentar que não se estará presente no encontro.

A CEDEAO é constituída pelos seguintes países: Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

MB // MSFLusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário