quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PAIGC vai propor ao PR da Guiné-Bissau Carlos Correia para chefiar novo Governo -- Oficial

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) escolheu na noite de quarta-feira Carlos Correia, de 81 anos, como líder do novo Governo da Guiné-Bissau.

null

Carlos Correia, que poderá vir a chefiar um Governo na Guiné-Bissau pela quarta vez, foi aprovado por 68 dos 69 membros do 'bureau' presentes na reunião que se prolongou por quatro horas e terminou cerca da meia-noite (hora local).
O líder do PAIGC e antigo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira explicou aos jornalistas que "ainda esta noite" o partido irá entregar uma carta formal com o nome de Carlos Correia como candidato ao cargo de primeiro-ministro ao mediador da crise guineense o ex-presidente da Nigéria, Olesegun Obasanjo, para que este a faça chegar ao chefe de Estado guineense, José Mário Vaz.
Na qualidade de mediador da CEDEAO (Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental), Obasanjo é quem fará a carta chegar a José Mário Vaz, indicou o líder do PAIGC.
Domingos Simões Pereira afirmou ter abdicado do seu "direito natural" à luz dos estatutos do partido que estipulam que, em caso de vitória eleitoral, é o presidente do PAIGC quem chefia o Governo.
A decisão, disse, responde aos apelos de cedência vindos de diversos quadrantes nacionais e internacionais.
O presidente do PAIGC acrescentou que a decisão de 'abdicar' tem o aval do partido e segue os estatutos da formação política.
A Guiné-Bissau está sem Governo há mais de um mês desde que o Presidente do país exonerou Domingos Simoes Pereira do cargo de primeiro-ministro, a 12 de agosto passado.
No dia 20, José Mário Vaz nomeou como chefe do Governo Baciro Djá tendo este formado um Governo, mas o novo Executivo foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal de Justiça.
MB // JCS
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário