domingo, 6 de dezembro de 2015

Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se realizará na próxima quinta-feira, dia 10 de Dezembro 2015, no Hotel Azalai

Em comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, no 10 de Dezembro de 2015, a Delegação da União Europeia convida representantes das principais instituições nacionais, políticos e membros da sociedade civil guineenses para refletirem sobre o futuro dos direitos humanos na Guiné-Bissau.

No dia 10 de Dezembro, a Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos reunindo personalidades da sociedade guineense das mais variadas opiniões para discutir a situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau à volta de três temas prioritários: o tráfico de crianças, a violência baseada no género e, a fragilidade do Estado em relação aos direitos dos cidadãos. Serão três tertúlias dinamizadas por especialistas nas áreas.

O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Augusto Mário da Silva, moderará a primeira tertúlia "O tráfico de crianças, porquê e até quando será tolerado?" que contará com a participação, entre outros das ONGs SOS Talibé, AMIC, e PLAN, a Brigada de Migração e Fronteiras da Guarda Nacional, a Comissão Especializada para Assuntos da Mulher e Criança, investigadores no âmbito judicial, o Parlamento Nacional Infantil, o Conselho Nacional Islâmico, a União Nacional dos Imanes, além de representantes da Polícia Judiciária e do Instituto da Mulher e da Criança.

Seguirá uma segunda tertúlia "A violência baseada no género, porque é que a lei não basta?", moderada pela presidenta da Comissão Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas, Fatumata Baldé, e contará com os pontos de vista, entre outros do Conselho Superior Islâmico, do Conselho Nacional da Igreja Evangélica, da Igreja Católica, do Governador de Bafatá, da Comissão Especial da ANP de Assuntos da Mulher e da Criança,

do Gabinete de Informação e Consultas Jurídicas, da Plataforma Política das Mulheres, da Casa dos Direitos, da Polícia de Ordem Pública e da Polícia Judiciária, das ONGs PLAN, RENLUV e TOSTAN. 

Finalmente, na terceira tertúlia, moderada pelo Claudio Monteiro, professor da Faculdade de Direito de Bissau, se discutira a questão "O Estado fraco pode ser a causa do não-respeito dos direitos dos cidadãos?". 

Entre os participantes encontram-se conselheiros do Primeiro Ministro, a advogada Ruth Monteiro, a ex-Ministra da Justiça Carmelita Pires, o ex-Procurador Geral da República Dr. Hermenegildo Pereira, assim como representantes da Comissão Especial da ANP para Assuntos Jurídicos, Constitucionais, Direitos Humanos e Administração Pública, da ONG Tininguena, da Associação Miguilan, da Aliança Nacional pela Democracia, da DG da Administração da Justiça, da Polícia de Ordem Pública, representantes de magistrados e do Conselho Nacional da Juventude.

Durante o evento, a Ministro de Comunicação Social, Agnelo Regala, entregará os "Prémios de Jornalismo e Direitos Humanos", um ato organizado no âmbito do projeto financiado pela União Europeia, "Observatório dos Direitos", e implementado pela Liga Guineense dos Direitos Humanos.

Dia: 10 de Dezembro 2015
Local: Hotel Azalai, Bissau
Horário: 8h30 – 16h00
Assistência por convite.

Sem comentários:

Enviar um comentário