sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Presidência da Guiné-Bissau anuncia documento com propostas para resolver a crise política

Resultado de imagem para presidente da guiné bissauBissau, 11 Fev (Inforpress) - A Presidência da República da Guiné-Bissau anunciou hoje que vai ser redigido um documento com propostas para resolver a crise política no país.A tarefa está a cargo de uma comissão "com o objectivo de proceder à conjugação e harmonização das propostas apresentadas pelas partes, consolidando-as num único documento", refere um comunicado da presidência.

Este documento único é anunciado após encontros promovidos pelo Presidente da República (PR), José Mário Vaz, com o intuito de resolver a crise.


Um grupo de 15 deputados expulsos do PAIGC juntou-se em Janeiro à oposição (PRS) para formar uma nova maioria parlamentar que pretende derrubar o Governo.Mas o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) defende que os 15 deputados perderam o mandato, foram substituídos e a normalidade política foi reposta.
Tanto o PAIGC como a mesa da Assembleia Nacional Popular abandonaram, por isso, os encontros promovidos pelo PR, reuniões em que também tomaram assento o "grupo dos 15", o Partido da Renovação Social (PRS) e organizações da sociedade civil.
PAIGC e a mesa do parlamento não reconhecem legitimidade aos deputados expulsos para ser fazerem representar ao nível de instituições do Estado.
No entanto, no comunicado de hoje, a Presidência espera "ainda poder contar com a contribuição do PAIGC e da mesa da ANP" ao lado das restantes partes envolvidas, solicitando que sejam as organizações da sociedade civil a chamá-los à mesa.
"O próximo encontro, em data a anunciar oportunamente, consistirá na apreciação desse documento" que deverá unificar as propostas para resolver a crise.
Lusa/Inforpress/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário